Márrcia

 
registro: 15/07/2014
Pontos42mais
Próximo nível: 
Pontos necessários: 158
Último jogo

aceitação uma difícil tarefa

tarsila.jpg“aceitação e mudança.”
A aceitação dos outros é uma coisa tão natural e óbvia na teoria, mas difícil e problemática no nosso dia-a-dia. Muitos aborrecimentos, dor, tristeza e amargura são sentidos na relação com os outros.É duro aceitar o outro: o próximo, o vizinho, o pai, o filho, a mãe, a filha, o irmão, a irmã, os avós, o chefe, o colega, o professor, "o pedestre, o motorista, o empresário, o político. Isso se torna muitas vezes uma fonte de  irritação, irritação e raiva. Mas , o problema é: Viver é igual a conviver, não há como evitar o outro.É difícil aceitar o outro como é,quando o torno a fonte de minha satisfação, " a causa da minha felicidade, o fundamento do meu prazer. Porque quero mudá-lo, coagi-lo, manipulá-lo, orientá-lo, influenciá-lo para obter o máximo de proveito. É uma grande maneira de ser egoísta na mais alta expressão.
Aceitação mútua incondicional é o ingrediente básico para uma relação de crescimento entre dois seres humanos. É uma relação sem ameaças de discriminação, de rejeição e de rompimento. Sempre haverá opiniões diferentes, pontos de vistas divergentes, perspectivas opostas, mas através do diálogo, comunicação e interação chegar-se-á a compreensão, confiança e cooperação.
Aceitar é o oposto de mudar, mas é a condição básica para mudança porque permite o desabrochar, o brotar do que há de melhor no outro.
Aceitar não é querer mudar o outro mas deixá-lo ser. Quando você deixar alguém ser ele mesmo, a pessoa  mostra o que há de melhor dentro "de si.
Para se relacionar adequadamente, você precisa aceitar, sem querer mudar. Com a insistência dos parceiros para  a mudança, as posições se enrijessem, as discussões aumentam, o relacionamento esfria, os ataques se multiplicam, o ódio ferve, o afastamento emocional toma conta, a vida vira um sofrimento. Falar mal, brigar, chantagear, implorar, prometer, ameaçar de nada adianta. A única solução é deixar ser. Cada ser humano é o autor do próprio destino, portanto cada um é responsável pela própria vida. Portanto, para seu relacionamento escolha pessoas que você não precisa mudar, pessoas que você possa aceitar incondicionalmente, dando-lhes o direito, inclusive, de mudar se assim o desejarem.
Não assuma a frustrante tarefa de mudar, a obrigação, o dever de mudar. Ninguém tem o direito, a responsabilidade ou o poder para mudar o outro. Por isso não se sinta culpado pela vida do outro. Cuide da sua e estará fazendo uma grande bem  por você mesmo.

                                                                         boa noite